O redesenho como instrumento de construção de conhecimento em arquitetura

Publicado
2017-10-11

    Autores

  • Julio Luiz Vieira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Gabriela Godinho Lima

Resumo

Esta comunicação examina o papel do redesenho como instrumento de construção de conhecimento na pesquisa acadêmica em arquitetura. Para tanto estrutura-se em duas partes: a primeira dá conta do suporte teórico construído ao longo do desenvolvimento de projetos de pesquisa em que os autores estiveram engajados, apontando para a formulação e emprego de dois indicadores de avaliação da pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual - o indicador histórico/historiográfico e o indicador projetual. A segunda parte detém-se na análise da tese de doutoramento de um dos autores, procedendo à verificação da operação dos indicadores enunciados nas estratégias de investigação adotadas. O foco da argumentação recai sobre o redesenho como estratégia projetual fundamental na construção do conhecimento na pesquisa em arquitetura. Tem ainda em vista que a atividade de redesenhar é sempre situada historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
VIEIRA, J. L.; LIMA, A. G. G. O redesenho como instrumento de construção de conhecimento em arquitetura. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 2017. DOI: 10.51924/revthesis.2017.v2.81. Disponível em: https://thesis.emnuvens.com.br/revista-thesis/article/view/81. Acesso em: 9 nov. 2024.